quarta-feira, 30 de julho de 2014

Organização altera travessia de rio em celebração à santa

Romaria entre Bataguassu (MS) e Pres. Epitácio será por terra neste ano.
Seca no Rio Tietê impede que barco consiga chegar ao Oeste Paulista.

Festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes 
ocorre há 66 anos (Foto: Assessoria de imprensa/Presidente Epitácio)

A organização da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que realiza a travessia da santa de Bataguassu (MS) e Presidente Epitácio pelo Rio Paraná, com fiéis, padres, entre outras pessoas, terá que fazer alterações na procissão fluvial devido à seca no Rio Tietê. Isso porque o barco que é contratado anualmente para fazer o transporte está impossibilitado de chegar ao Oeste Paulista devido ao baixo nível da água. A festa ocorre há 66 anos.

Todos os anos uma embarcação de grande porte, chamada Odisséia, com capacidade para até 400 pessoas era responsável pela travessia. Mas, com a seca no rio, ela está atracada na cidade de Barra Bonita (SP) e não consegue transpor a eclusa que fica na hidrovia que liga os rios Tietê e Paraná.

O prefeito de Presidente Epitácio, Sidnei Caio da Silva Junqueira (PSB), e o de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), se reuniram para buscar uma solução e, de acordo com o que foi informado pela assessoria de ambos, o transporte será feito, possivelmente, com dois barcos de passeio, com limite para 25 pessoas cada, e para o restante dos seguidores, serão disponibilizados ônibus pelas prefeituras.

A chegada de Nossa Senhora dos Navegantes à cidade paulista está prevista para ocorrer no dia 15 de agosto, onde está prevista outra procissão, desta vez feita pelas ruas do município até chegar na igreja. Uma missa está programada.

Após as festividades religiosas, a santa retornará para a solo sul-mato-grossense, onde as celebrações continuam com praça de alimentação, shows e leilões.

Embarcação, com capacidade para até 400 pessoas, 
não poderá realizar a travessia devido ao baixo nível do rio 
(Foto: Assessoria de imprensa/Presidente Epitácio)

G1 Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário