quarta-feira, 30 de julho de 2014

Região de Presidente Prudente ganha 10.096 eleitores em dois anos

Nos 56 municípios, foram totalizados 686.283 cidadãos aptos para votação.
Interesse dos jovens colabora com números do TSE, diz sociólogo.

Prudente, Dracena e Epitácio lideram aumento
(Foto: Reprodução/Globonews)

Os números sobre a evolução de eleitorado em 2014, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (29), apontam um aumento de 10.096 eleitores aptos para a votação no Oeste Paulista. Conforme o comparativo entre os meses de julho de 2014 e de 2012, a região, composta por 56 municípios, deixou de ter 676.187 pessoas regularizadas com a Justiça Eleitoral e passou a contar com 686.283 cidadãos habilitados a participar do pleito.

Presidente Prudente é a cidade que mais teve crescimento. Atualmente, são 166.048 eleitores cadastrados nas duas varas existentes no município, um aumento de 5.258 quando comparado ao mesmo mês de dois anos atrás, quando ocorreram as eleições municipais. De acordo com o técnico judiciário Paulo Eneas Rossi, que atua na Zona 101, o número considera todos aqueles que votam no município, mesmo se eles moram em outro local, e já está atualizado com as transferências de títulos ocorridas neste ano.

“Na Zona 101, são 76.794 registrados. Já na Zona 402, são 836.996. A diferença entre os números de cada zona também refletem para quais lados a cidade vem crescendo”, explica Rossi.

Na sequência do "ranking" do crescimento, aparece Dracena, com 1.496 eleitores a mais, seguidos por Presidente Epitácio, com um acréscimo de 616 regularizados para estas eleições; e Álvares Machado, com um aumento de 550 registrados na cidade. Ao todo, 32 municípios tiveram aumento.
Ainda conforme os dados do TSE, 24 cidades apresentam uma diminuição do eleitorado. A que mais sofreu queda foi Rosana, com redução de 201 pessoas, seguida por Marabá Paulista e Panorama, com menos 158 e 143 votantes, respectivamente.

Prudente também se mantém no topo em relação ao número total de pessoas registradas para votar no município. Na sequência aparecem Dracena, com 33.858; Presidente Epitácio, com 31.852; e Presidente Venceslau, com 29.734.

Sociedade mais ativa

De acordo com o mestre em sociologia Josuel Paixão, para se compreender o crescimento no número de eleitores, é preciso levar em consideração o cruzamento de diversos fatores sociais. “Há um crescimento de população constante nos últimos tempos. Outro ponto que deve ser considerado é a maior procura dos jovens por retirar o título de eleitor logo que completam a idade permitida. Vivemos um momento em que eles buscam participar de forma ativa nas questões políticas do país”, afirma.

Paixão ainda relata que os reflexos deste aumento podem ser vistos na representatividade dos votos no pleito. “Fica mais fácil, por exemplo, a eleição de um candidato do próprio Oeste Paulista para deputado, por exemplo. Isso permite, de certa forma, que ocorra a busca por mais investimentos nas cidades no futuro”, explica.

O profissional ainda destaca que, nos dias atuais, existe um apelo por mudanças sociais e, com isso, a população procura se manifestar nas urnas. “Os movimentos independentes ficaram muito fortes, principalmente por conta da internet, que colabora na difusão de ideais”, diz.

Trabalho nos cartórios

Conforme o técnico judiciário da 101 Zona Eleitoral de Presidente Prudente, o cronograma dos cartórios para os próximos dias se resume aos preparativos para o momento do pleito, em outubro deste ano. “Já foi feita a convocação dos mesários. Agora estamos carregando as baterias dos aparelhos e preparando as urnas para o dia da eleição. Mas os cronogramas podem variar de cidade para cidade”, afirma Rossi.

Ele ainda reforça que o prazo para retirar a segunda via do Título de Eleitor termina no dia 20 de setembro. O pedido pode ser feito nas próprias zonas eleitorais.

G1 Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário