sábado, 22 de novembro de 2014

Novembro Azul: Prudentinos com mais de 40 anos aproveitam mutirão

Objetivo é orientar homens e identificar doenças transmissíveis.
Atendimento neste sábado (22) segue até 17h; ação vai até o fim do mês.



Uma ação especial da campanha “Novembro Azul” oferece neste sábado (22) aos homens acima de 40 anos consultas e exames rápidos em todas as unidades de saúde de Presidente Prudente. Quem saiu cedo de casa e compareceu a uma delas pode aproveitar algumas das  600 vagas disponíveis para interessados na realização dos atendimentos e solicitação do exame de sangue.
Além disso, testes rápidos para HIV, sífilis, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais e agendamentos para retornos são marcados na hora durante este "Dia D".

Só em Presidente Prudente, já foram registrados 216 casos de câncer de próstata entre janeiro e outubro deste ano, de acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Vânia Maria Alves. Por isso, a faixa etária considerada de risco para o público masculino recebe cuidado especial.

“Muitos homens nesta idade não costumam usar preservativos e têm vergonha de fazer os exames, mas hoje estamos tendo uma procura boa”, explicou a enfermeira responsável pelo atendimento na Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Ferreira Coutinho.

O aposentado Eugênio de Império, de 87 anos, contou que tinha receio de procurar este tipo de exame, mas ressaltou a importância para a saúde. “Eu tinha medo de vir. Esta é a primeira vez que faço os exames. Fiz os testes e não deram nada. Agora posso namorar à vontade”, relata o aposentado.

A facilidade na realização das avaliações, em razão do atendimento ser voltado exclusivamente aos homens, é o fator mais importante apontado pelo aposentado Roberto Cardoso dos Santos, de 61 anos, para comparecer à unidade. “Todo ano tem que fazer o exame preventivo e normalmente é demorado, tem que agendar. Temos que aproveitar, já que é só vir e fazer”, contou.
O atendimento continua até as 17h neste sábado (22), em todas as unidades de saúde. A ação segue até o final de novembro.

G1 Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário