sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Operação Tentáculo' visa desmanchar 'teia' do tráfico

Ação tem o intuito de apreender drogas, armas e objetos eletrônicos.
Trabalho teve início às 6h e contou com 120 policiais e 30 viaturas.


A Delegacia de Investigações Gerais (DIG), de Presidente Prudente, realiza nesta sexta-feira (21), desde 6h, em apoio a delegacia de Álvares Machado, a “Operação Tentáculo”, com o intuito de apreender drogas, armas e objetos eletrônicos. De acordo com o delegado responsável pela DIG, Pablo Rodrigo França, a ação, que deve durar até as 16h, cumprirá 30 mandados de busca expedidos pela Justiça.
Segundo o delegado, a operação teve início há um ano e dois meses e investiga casos relacionados ao tráfico de drogas, associação, porte e comércio de armas clandestinas que interferem em toda a região. O nome "Tentáculo”  se deve ao trabalho possuir vários “braços”, ou seja, várias etapas para sua conclusão.

“Tudo começou quando foi feita a apreensão de uma balança de precisão que tinha resíduos de cocaína. Com base nisso, foi baixada uma portaria para investigação e descobriu-se o que nós acreditamos ser uma 'teia'. Não são tráficos ocasionais ou individuais. É um tráfico associado, como se fosse uma grande empresa com líder, gerente e segurança. Começa no maior traficante e vai até o vendedor de ponta”, explicou França.

A detenção dos envolvidos com o tráfico visa também reduzir outros crimes, segundo o delegado. “Os objetos eletrônicos normalmente são trocados em pontos de tráfico, o que gera um aumento nos crimes patrimoniais. Muitos são os roubos de celulares, por exemplo. A intenção é recuperar esses produtos e devolvê-los às vítimas”, informou o delegado.

Ainda segundo ele, é muito importante a colaboração da população durante esse tipo de trabalho. “Durante a operação, as pessoas nos transmitem informações, e isso faz com que a polícia seja alimentada com estas denúncias. Isso auxilia no trabalho de localização”, disse França.

Até o final desta manhã, foram contabilizados cinco apreensões que envolvem tráfico de drogas ou posse de entorpecentes pela Delegacia Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), além de mais oito encaminhados para a Delegacia de Álvares Machado. A droga apreendida ainda não foi contabilizada.

Para operação, foram convocados policiais civis de toda a região das seccionais de Adamantina, Dracena, Presidente Venceslau e Presidente Prudente. No trabalho estiveram presentes 120 profissionais e 30 viaturas.

G1 Presidente Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário