terça-feira, 3 de março de 2015

Cadeirantes do Projeto Carona visitam parque “O Figueiral”

Acessibilidade







Por meio do programa “Praia Acessível” desenvolvido através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o município de Presidente Epitácio recebeu na tarde de sábado, dia 28, no parque municipal “O Figueiral”, a visita de membros do projeto Carona de Presidente Prudente.
O projeto Carona na ocasião trouxe para o município 20 cadeirantes que puderam se divertir nas águas do parque com o auxílio das 15 cadeiras anfíbias oferecidas ao município através do programa.
As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.

Na ocasião, por solicitação do prefeito Sidnei Caio da Silva Junqueira – Picucha, a equipe de guarda-vidas municipal do parque foi reforçada para que todos os cadeirantes fossem atendidos e tivessem respaldo durante o passeio.

Os cadeirantes foram acompanhados pelo também cadeirante Roberto de Oliveira Rodrigues, que agradeceu a acolhida e parabenizou a administração de Presidente Epitácio pela atenção despendida aos membros do Projeto Carona que puderam passar uma tarde de grande divertimento no parque “O Figueiral”.

Praia Acessível
Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. Os postos que oferecem as cadeiras nas praias contam com facilitadores para prestar atendimento e orientação. O projeto já foi implantado e está ativo nas praias de água salgada de São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Mongaguá, Caraguatatuba, Praia Grande, Itanhaém, Iguape, Cananéia e Mongaguá. Desde 2012, o Programa Praia Acessível está implantado nas praias de rio de Ilha Solteira, Arealva, Avaré, Fartura, Itapura, Panorama, Presidente Epitácio, Rifaina, Rosana, Santa Fé do Sul, Teodoro Sampaio, Martinópolis, Paraibuna, Miguelópolis, Caconde e Igaratá. O programa Praia acessível já beneficiou mais 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. Futuramente, será levado a outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário