segunda-feira, 2 de março de 2015

PP tem primeiros casos de leishmaniose; dois cães foram sacrificados

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou cinco primeiros casos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) em cães. Os animais eram do Inocoop, Jardim Eldorado, Esplanada, Vila Angélica e Operária.
De acordo com o órgão, três dos cinco registros evoluíram para óbito natural e os outros dois foram eutanasiados. Embora sejam os primeiros casos de leishmaniose confirmados neste ano em Prudente, os registros positivos preocupam as autoridades de Saúde.
“Juntamente com a limitação do CCZ em expandir o número de exames realizados pela falta dos referidos kits, nos traz a preocupação em relação ao controle da Leishmaniose nos cães e o surgimento de possíveis casos humanos em nosso município”, explica a educadora de Saúde do CCZ, Maria Clara Sahu.
Sinais da doença
Maria Clara pede que a população fique atenta aos sinais e sintomas da doença. No animal são os seguintes: febre, falta de apetite, perda de peso, problemas locomotores, fraqueza, caquexia, queda do pelo, crescimento exagerado das unhas, entre outros. No ser humano: febre persistente, emagrecimento, dor abdominal, anemia, apatia, escurecimento da pele, aumento do fígado e do baço, entre outros.
Por fim, ela lembra que a doença no animal não há tratamento autorizado pelo Ministério da Saúde - apesar de ser ter questionamentos de especialistas sobre a necessidade de sacrificar o cão - e que no ser humano o mesmo varia entre 20 a 40 dias.
“Além disso, após a alta hospitalar, o paciente deverá ter acompanhamento de 12 meses. É válido afirmar que a melhor forma é seguirmos no sentido da prevenção, ou seja, mantermos sempre quintais livres de folhas e restos de plantas, frutas, alimentos e fezes de animais”, conclui.
Portal Prudentino


Nenhum comentário:

Postar um comentário