terça-feira, 28 de junho de 2016

Com festa, Bataguassu recebe tocha olímpica e faz despedida do Estado no revezamento




O dia 27 de junho ficará marcado na história e na memória da população de Bataguassu em decorrência da passagem da tocha olímpica pelo município, evento que antecede o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no dia 5 de     agosto.

Por volta das 13 horas, a movimentação pelas ruas da cidade já era intensa. Os oito condutores selecionados já aguardavam ansiosos pelo início do revezamento concentrados no Salão Paroquial da Igreja São João Batista.

Lá, receberam orientações por parte dos organizadores do Rio 2016 sobre a condução do símbolo olímpico e informações a respeito da tocha, que permanece fechada até receber a chama olímpica, quando se expande e exibe os símbolos Sol (cor amarela representando ouro e riquezas); Montanha (cor verde expressando morros e vales); Mar (ondulações azuis representando águas do Brasil) e chão (representando o calçadão de Copacabana). O objetivo possui 69 centímetros, pesando mais de 1 quilo.

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) esteve reunido com os condutores acompanhando toda a organização pré-evento.

Na praça Manoel Cecílio de Lima (praça da Roda), ponto inicial do percurso, por sua vez, a banda musical “Ambrosio Lemes” foi a responsável pela animação dos presentes.  Com a chegada dos condutores, a expectativa foi ainda maior. O revezamento foi aberto após a passagem dos veículos oficiais das empresas Coca-Cola, Bradesco e Nissan, patrocinadoras das Olimpíadas Rio 2016, que distribuíram na ocasião brindes aos presentes.

REVEZAMENTO

A primeira a receber e conduzir o símbolo foi a professora de Educação Física, Luzya Kotai. Natural de Bataguassu e aos 21 anos, Luzya além de participar do evento no município será voluntária durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. “A emoção é grande. É um dia em que realizo um grande sonho na minha vida. Estou muito feliz de ter participado desse evento histórico na cidade onde nasci e tenho vivido. É algo prazeroso demais”, disse ela.

Antes, as estudantes Nathália Lima, Marta e Kamila Maria, da escola estadual “Peri Martins”, vencedoras de um concurso de redação tiveram o privilégio de acenderem a chama para a primeira condutora [Luzya] por meio da campanha #somostodosbrasil. Caravina também acompanhou o início do revezamento.

Na sequência, a chama olímpica foi conduzida por Aline Stechi Bozzetto dos Santos, médica veterinária de 33 anos, moradora de Bataguassu e condutora selecionada pela Coca-Cola; João Flávio, de 36 anos, professor de Kung Fu, natural de Três Lagoas, condutor escolhido pela empresa Bradesco; Zenildo de Oliveira, de 60 anos, Policial Rodoviária Federal (PRF), de Campo Grande; Ricardo Raschini, de 49 anos, natural de Rafard (SP), ex-atleta de bobslead, skeleton e luge (esportes de inverno), indicado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Kátia Regina Marinho da Silva, advogada, de 37 anos, moradora de Bataguassu e selecionada pelo Bradesco; e pelo consultor ambiental Flávio Rocha, de 54 anos, representante do Distrito de Nova Porto XV, selecionado pela empresa Nissan.

O último condutor, o ex-prefeito e pioneiro, Ailton Pinheiro Ferreira (Ailton Cuiabano), indicado pelo município recebeu a tocha na praça Jan Antonin Bata (praça do Peixe), onde foi encerrado o percurso dentro do município.

No palco principal, Caravina agradeceu a presença de todos os munícipes e a participação dos oito condutores no evento. O prefeito frisou que o momento é histórico para o município. “Tivemos a oportunidade de mostrar o potencial econômico e turístico de Bataguassu para todo o mundo com a passagem da chama olímpica. A tocha não é apenas um símbolo sem qualquer representatividade. Ela significa paz, alegria, fraternidade e união dos povos”, salientou ele.

Após o discurso, houve apresentação de dança a cargo do grupo Dançarte e atração musical. Na sequência, o último condutor [Ailton], partiu com destino a divisa dos Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, nas proximidades da ponte Hélio Serejo, onde percorreu os últimos 200 metros conduzindo a tocha olímpica às margens do rio Paraná, cenário de despedida da tocha do Estado de  Mato Grosso do Sul. O símbolo partiu para a cidade paulista de Presidente Prudente, onde prosseguiu a rota do revezamento.

De volta ao município, a pira olímpica foi acessa e a festa teve sequência com show da banda Ravena, de Presidente Prudente, que animou os presentes até a noite.

Em Bataguassu, participaram do evento, vereadores e secretários municipais, além das escolas estaduais, municipais e particulares; clubes de serviços e entidades locais. Alunos e professores da escola estadual de tempo integral “Professor Hiroshi Shirassu Shiruca”, de Presidente Venceslau (SP) também estiveram participando da festa assim como as unidades escolares do Distrito de Nova Porto XV.

A Secretaria Municipal de Saúde esteve com um stand durante o evento repassando orientações aos munícipes à respeito de campanhas assim como a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) em parceria com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) foram responsáveis pelo oferecimento de recreação para crianças e jovens na praça antes e durante o evento.

TOCHA PELO ESTADO

Desde sábado (25), o símbolo dos Jogos Olímpicos cruzou nove cidades no Estado, percorrendo mais de 1,2 mil quilômetros por terra e ar. A tocha esteve em Campo Grande, Bonito, Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Dourados, Nova Andradina e Bataguassu, com a participação de mais de 300 condutores.

SEGURANÇA

Para que todo o percurso da Tocha Olímpica por Bataguassu fosse realizado  com a maior segurança possível, estiveram trabalhando durante o evento, as equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Força Nacional e Departamento de Operações de Fronteiras (Dof).

Nenhum comentário:

Postar um comentário