sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Presos do semiaberto realizam pintura do Fórum de Presidente Prudente

Trabalho auxilia na reintegração social de nove sentenciados.Atividades devem ser finalizadas nesta sexta-feira (26).

Nove presos do anexo semiaberto da Penitenciária Wellington Rodrigo Segura, localizada no distrito de Montalvão, em Presidente Prudente, desenvolvem um trabalho de pintura externa do prédio do Fórum da Justiça Estadual na cidade. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), os trabalhos foram solicitados pelo juiz diretor do Fórum, Antônio Roberto Sylla, e devem ser finalizados nesta sexta-feira (26).

O magistrado afirmou ao G1 que a atividade de manutenção foi realizada mediante convênio firmado com a penitenciária e que traz benefícios para as duas instituições. “Por parte do Fórum, não precisamos gastar com a mão-de-obra para a realização da pintura. Já com relação aos presos, como a lei determina que sentenciados do regime semiaberto devam trabalhar e, a cada três dias de trabalho é diminuído um dia da pena, demos a eles a esperança de cumprir esse período mais rápido”, explicou Sylla.

Ainda conforme o juiz, as atividades também favorecem o processo de ressocialização dos presos.
“Com isso, podemos mostrar que o trabalho é digno e que tanto a Justiça quanto a penitenciária depositaram uma confiança neles para a realização dessa obra. Nosso desejo é de que, após eles saírem da unidade prisional, possam trabalhar e nunca mais voltar para lá”, pontuou o magistrado.
Conforme o diretor técnico substituto da penitenciária, Maurílio Ferreira de Souza, os sentenciados que desenvolvem a pintura do Fórum foram selecionados por já desenvolverem trabalhos de manutenção na unidade. “Eles já possuem conhecimento na área de pintura, porém, em estruturas pequenas. Esse trabalho possibilitou a prática de desenvolver um conhecimento a mais, através da pintura em altura, com andaimes”, explicou.

Souza relatou ao G1 que a ação executada proporciona a possibilidade de os presos se sentirem úteis prestando um serviço para a sociedade. “É uma maneira de incentivo para a reintegração social. Após o término da pintura, eles serão alocados em outras atividades na unidade prisional”, contou.
Ainda conforme o diretor, o trabalho de pintura é realizado das 7h30 às 17h com parada para almoço e lanche da tarde, oferecidos pela unidade prisional. As atividades são acompanhadas por um funcionário da penitenciária que também possui conhecimento na área de pintura.

G1.Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário