sábado, 22 de outubro de 2016

Polícia Civil de Panorama identifica hacker que aplicava golpes pela internet e recupera bens

Os policiais identificaram dois endereços onde estes objetos haviam sido entregues. Em um deles, foi identificado G.R.L.S., de 27 anos, que foi detido e conduzido até a Delegacia de Polícia de Panorama, porém como ele não foi detido em flagrante, responderá pelo delito em liberdade
Os investigadores apreenderam na casa de G.R.L.S., um televisor de tela curva, um celular Galaxy S7, uma batedeira, um armário de cozinha, além de outros utensílios domésticos (Foto: Cedida/Polícia Civil)
Os investigadores apreenderam na casa de G.R.L.S., um televisor de tela curva, um celular Galaxy S7, uma batedeira, um armário de cozinha, além de outros utensílios domésticos (Foto: Cedida/Polícia Civil)

O Setor de Investigações da Delegacia de Panorama conseguiu identificar um ‘hacker’ que aplicou diversos golpes utilizando-se da internet.
De acordo com os investigadores, o plantão policial de Panorama foi procurado por uma idosa que relatou que estava recebendo avisos reiterados de compras pela internet, as quais não havia feito. Os policiais identificaram dois endereços onde estes objetos haviam sido entregues. Em um deles, foi identificado G.R.L.S., de 27 anos, que foi detido e conduzido até a Delegacia de Polícia de Panorama.
Ao ser entrevistado pelos policiais, o indiciado negou a prática de qualquer delito. No entanto, durante as investigações, os policiais também localizaram o funcionário da transportadora responsável pelas entregas, o qual reconheceu haver realizado a entrega de vários objetos para a esposa e a cunhada do indiciado. Diante destas evidências o golpista acabou revelando sua forma de atuação aos policiais.
O delegado de polícia de Panorama, dr. Eliandro dos Santos disse que através de um site específico, o golpista conseguia obter os dados individuais, tais como nome, RG, CPF, endereço, de qualquer pessoa. Este site fornecia inclusive uma espécie de ‘ranking’, que estabelecia uma pontuação para os ‘bons pagadores’, ou seja, aquelas pessoas cujos nomes não estivessem inseridos nos serviços de proteção ao crédito. O indiciado então selecionava moradores de Panorama que atendessem a estes requisitos e que tivessem uma melhor ‘pontuação’. Em seguida, conforme o delegado, ele adquiria dados de cartões de crédito ‘clonados’ através da internet. O próximo passo consistia em cadastrar o nome dos ‘bons pagadores’ em um site de compras, quase sempre o das Lojas Americanas e efetuar as compras inserindo os dados dos cartões ‘clonados’. Assim, usando o nome e demais dados de uma pessoa e as informações do cartão de crédito de outra, o criminoso conseguiu adquirir vários produtos que eram entregues em sua casa e na casa de uma cunhada, para disfarçar sua atuação. Os investigadores apreenderam na casa de G.R.L.S., um televisor de tela curva, um celular Galaxy S7, uma batedeira, um armário de cozinha, além de outros utensílios domésticos.
A Polícia Civil conseguiu impedir a entrega de um videogame Playstation e um forno micro-ondas, que foram devolvidos ao entregador por ordem do delegado de polícia.
G.R.L.S. alegou que vinha praticando tais golpes há cerca de um mês. Como não foi detido em flagrante, responderá pelo delito de estelionato em liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário