domingo, 25 de junho de 2017

Interdição do trecho da SP-294 afeta diretamente turismo e a economia de Paulicéia

25/6/2017 às 03h38

Conforme o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e um dos representantes do Conselho de Turismo de Paulicéia, Gabriel Joaquim Thomaz Cazelli, o turismo da cidade caiu em torno de 50% e a economia em 40%

A Ponte que interliga Paulicéia-SP a Brasilândia-MS é um dos pontos turísticos de Paulicéia
 (Foto: Cedida/Prefeitura Municipal de Paulicéia)
A Ponte que interliga Paulicéia-SP a Brasilândia-MS é um dos pontos turísticos de Paulicéia (Foto: Cedida/Prefeitura Municipal de Paulicéia)











Em virtude da interdição do trecho no Km 668 + 900 metros da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) em Tupi Paulista, em consequência da forte chuva que caiu na região no dia 20 do mês passado, os motoristas que trafegam pela rodovia sentido Paulicéia, Panorama, Santa Mercedes e ao estado do Mato Grosso do Sul têm utilizado novas rotas para ter acesso a essas cidades.
E devido a essas mudanças de trajeto por caminhos mais longos, tempo de viagem e gastos a mais do previsto para chegar a esses municípios, em especial Paulicéia que faz divisa com o estado de Mato Grosso do Sul, a cidade tem sido afetada diretamente no turismo e economia local.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e um dos representantes do Conselho de Turismo de Paulicéia, Gabriel Joaquim Thomaz Cazelli, o turismo da cidade caiu em torno de 50%, em que a essência do município gira em torno da prática da pesca, como um dos pontos turísticos, devido Paulicéia estar localizado às margens do Rio Paraná.
Ele explica que devido a ausência de peixes em pleno período permitido da prática da pesca e da distância de 20 a 30 km a mais e do tempo gasto de viagem pela vicinal de Ouro Verde a Panorama ou da estrada de terra de Terra Nova D´Oeste com destino a Paulicéia, em comparação ao trajeto comum feito pela SP-294, os turistas das cidades vizinhas e até das regiões de Marília, Bauru e Tupã estão deixandode visitar o município.
Ainda segundo Gabriel Cazelli, outro ponto turístico de Paulicéia é o Balneário Municipal que recebe em torno de 500 banhistas da cidade e dos municípios da região, nos finais de semana e feriados prolongados, mas que também apresentou queda significativa devido ainterdição da SP-294 e com a chegada do tempo frio, na estação do inverno.
Ele destaca como um dos pontos turísticos mais visitados na cidade também, a ponte que interliga Paulicéia-SP a Brasilândia-MS, como local de parada dos visitantes para apreciar o Rio Paraná.
Além da prática da pesca, visitação dos banhistas ao Balneário Municipal e da ponte que interliga a cidade a outro município do estado vizinho pelo Rio Paraná, outras opções turísticas aos moradores das regiões que são bastante procuradas em Paulicéia, são os aluguéis por pousadas e ranchos, para passar finais de semana em família e amigos.
Mas devido à interdição do trecho da SP-294, mudanças de rotas e dificuldades de acesso, tempo de viagem e os gastos a mais na viagem até Paulicéia, têm reduzido drasticamente os turistas da região.
É o que confirmam proprietário e arrendatário de aluguéis por pousadas em Paulicéia, Raimundo Magalhães e Gilmar da Silva, respectivamente.
Segundo Raimundo Magalhães, houve uma queda de 70% de turistas da região, para alugar apartamentos durante os finais de semanas.
Ainda segundo ele, devido a todos os problemas causados pela interdição do trecho da SP-294 e a crise econômica que o país enfrenta, afetou diretamente na locação de apartamentos da pousada, sendo que o mesmo disse, que teve que reduzir o quadro de funcionários de 6 para 2.
O arrendatário de outra pousada em Paulicéia, Gilmar da Silva, disse que nos aluguéis por apartamentos de turistas da região houve um queda significativa, que corresponde a 50%. Ele explica que o principal fator é a mudança de rota para chegar a Paulicéia e as dificuldades encontradas pelos motoristas ao trafegar pela Vicinal Ouro Verde a Panorama, como sinalização e pista estreita sem acostamento.
Economia
Conforme o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Paulicéia, Joaquim Thomaz Cazelli, a economia do município foi atingida em torno de 40%, sendo os setores alimentícios e de bebidas, como bares, restaurantes e supermercado devido a interdição do trecho da SP-294 e o baixo número de turistas da região na cidade.
É o que confirma o gerente de um supermercado de Paulicéia, José Filho, sobre a queda nas vendas de mercadorias do estabelecimento, principalmente a de bebidas, que segundo o mesmo, ainda não calculou a porcentagem em queda de movimento no supermercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário