sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Homem é encontrado morto perto de praça em Ivinhema


Um homem identificado até o momento como Charles Fabiano Francisco Rodrigues foi encontrado morto no início da manhã desta quinta-feira (17), próximo à nova Praça de Eventos de Ivinhema, cidade distante aproximadamente 60 quilômetros de Nova Andradina.

A vítima tinha 36 anos e não possuía passagens na polícia. O corpo foi encontrado pela Polícia Militar de Ivinhema, após populares acionarem. Já as circunstâncias da morte serão investigadas pela Delegacia de Polícia Civil.

Esse será o terceiro caso semelhante a ser apurado pelas forças de segurança pública no município em menos de uma semana. Nos últimos dias, duas mulheres também foram encontradas mortas na cidade.

A princípio, a suspeita é de que os três episódios envolvam suicídio, mas seguem sob investigação da Polícia Civil. Internacionalmente, casos como esse já tem sido tratados como questões de saúde pública, a fim de serem combatidos e evitados.

Prevenção e controle
A Organização Mundial da Saúde reconhece o suicídio e as tentativas de suicídio como uma prioridade na agenda global de saúde e incentiva os países a desenvolverem e reforçarem suas estratégias de prevenção com uma abordagem multisetorial, quebrando os estigmas e tabus que existem sobre o assunto.

O CVV — Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, por exemplo, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Mais de um milhão de atendimentos anuais já foram realizados por aproximadamente 2.000 voluntários em 18 estados, mais o Distrito Federal. Esses contatos são feitos pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br  via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

O CVV desenvolve outras atividades relacionadas a apoio emocional além do atendimento, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo em todo o Brasil. A instituição também mantém o Hospital Francisca Julia que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos (SP).

Redação
Jornal da Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário