sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Presos em Pracinha responderão por tentativa de homicídio contra policiais militares e outros três crimes

Homens encaminhados ao CDP de Caiuá também foram indiciados por resistência, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.


Os cinco homens presos em Pracinha nesta quarta-feira (20), que têm entre 24 e 46 anos, foram indiciados e responderão por tentativa de homicídio contra policiais militares, resistência, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa, conforme informou ao G1, na tarde desta quinta-feira (21) o delegado Ricardo Dourado do Santos, que está à frente do caso. Os indivíduos foram detidos em uma abordagem policial que acabou com outros dois homens mortos em uma estrada rural e com a apreensão de cinco revólveres.

O delegado, que é titular da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Adamantina e também responde por Pracinha, contou ao G1 que quatro dos presos permaneceram em silêncio durante seus depoimentos e não responderam às perguntas feitas. O quinto envolvido – que ocupava uma das motocicletas – negou qualquer participação e disse que foi à cidade com um amigo para comprar ferro-velho.

Os indivíduos foram encaminhados para a audiência de custódia, em que a Justiça manteve as prisões em flagrante. Eles foram indiciados e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, onde responderão por tentativa de homicídio contra os policiais militares que participaram da ocorrência, resistência, porte ilegal de arma de fogo e por integrar associação criminosa.

Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil e deve ser concluído em dez dias, sem prorrogação, segundo contou o delegado ao G1. Também neste período, as armas apreendidas, bem como os celulares dos presos serão periciados.

A Polícia Civil também deverá ouvir outras pessoas citadas durante a ocorrência.
Um dos revólveres apreendidos é de calibre 22, dois são de calibre 32 e os outros dois de calibre 38. Segundo o delegado, uma das armas, por ser antiga, não apresentava numeração, duas tinham numeração e duas estavam com os números suprimidos.

“Todas estavam municiadas e duas delas tinham munição picotada, o que significa que tentaram efetuar disparo, mas houve falha”, disse ao G1 o delegado. Não se sabe ainda em qual momento houve tal tentativa.

Incêndio

Outro fator que será investigado é a possível participação de um dos presos em um incêndio a um veículo registrado na noite da última sexta-feira (15), em Pracinha. “Tem indicativos de que aquela ocorrência está relacionada a pelo menos um dos indivíduos. Também será feito estabelecimento sobre esses fatos”, contou ao G1 o delegado.

O veículo incendiado era de Presidente Prudente e ninguém se apresentou como proprietário, “o que é estranho”, conforme o delegado. A pessoa em nome de quem está registrado foi contatada e alegou que o vendeu e não sabe com quem estava.

Militar

Conforme a PM, além do inquérito da Polícia Civil, também foi instaurado um procedimento em âmbito militar, em que também são apuradas as circunstâncias da ocorrência.

Disparos

Por volta das 17h desta quarta-feira (20), uma abordagem policial acabou com dois homens baleados e mortos em Pracinha. Um dos atingidos, de 22 anos, era morador de Álvares Machado. Já o outro, de 27 anos, era de Presidente Prudente. A ação também resultou na apreensão de cinco revólveres e outros cinco indivíduos detidos. A dupla chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para a Santa Casa de Adamantina, mas chegou sem vida à unidade de saúde. Todos os envolvidos têm passagens criminais pela polícia.

Conforme informações da Polícia Militar, em uma estrada rural que liga Pracinha ao distrito de Teçaindá, em Martinópolis, equipes da Força Tática se depararam com duas motocicletas – com dois ocupantes cada – e um veículo VW Santana, com três ocupantes.

Quando os militares tentaram abordar os veículos, os ocupantes de uma das motocicletas esboçaram 
reação e sacaram as armas, mas foram contidos pelos policiais. Ambos foram atingidos e encaminhados para a Santa Casa de Adamantina, onde foi constatado o óbito. Com eles, foram apreendidos dois revólveres.

Os ocupantes da outra motocicleta e do VW Santana tentaram fugir, mas outras equipes militares realizaram a abordagem, que ocorreu sem resistência. Os cinco homens presos têm entre 24 e 46 anos. Dois são moradores de Santo Anastácio, outros dois de Presidente Epitácio e um de Presidente Prudente.

Em vistoria no carro, mais duas armas foram localizadas e apreendidas pela Polícia Militar. Já com um dos ocupantes da outra motocicleta havia mais um revólver.

G1.Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário